AÇÕES 2019

* A Prefeitura Municipal de Carolina através da Secretaria de Turismo torna público o Edital de Chamamento Público para os representantes da Sociedade Civil do Conselho Municipal de Turismo de Carolina. Saiba mais.

* Secretarias de Agricultura e Turismo realizam visita técnica na Fazenda Onça. Saiba mais.

* O município de Carolina recebe o Certificado do Ministério do Turismo que viabilizará a participação em convênios para realização de obras e grandes eventos geradores de renda. Saiba mais.

* OFICINA DE ROTEIRIZAÇÃO DA GASTRONOMIA LOCAL, nos dias 18 a 22 de Ferreiro 2019. Local Ascam. Saiba mais.

* Aconteceu nesta quinta- feira (31), uma importante reunião do segmento do Turismo de Carolina. Em pauta, a organização de uma cooperativa que tem como objetivo principal, o compartilhamento de clientes entre guias e agentes de receptivo. Na ocasião, o Secretário deTurismo, Leonardus Borges, colocou a SETUR à disposição para a elaboração do conjunto de boas práticas para a melhoria da qualidade no atendimento aos visitantes. Saiba mais.

* Carolina será palco das gravações do filme “SAMBRAZ” do diretor e produtor Diego Bomfim. Saiba mais.

* A Secretaria de Turismo divulga o fluxo de hóspedes no município de Carolina, período de 2017-2019. A partir do gráfico, constatamos um crescimento de 11,75% de 2017 a 2018. Saiba mais.

* ENCERRAMENTO DA 1° OFICINA DE ROTEIRIZAÇÃO DA GASTRONOMIA LOCAL. Saiba mais.

* VÍDEO DO ENCERRAMENTO DA 1° OFICINA DE ROTEIRIZAÇÃO DA GASTRONOMIA LOCAL.Saiba mais.

* Eleição dos novos membros do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo de Carolina, para a gestão 2019-2020. Saiba mais.

* A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e Secretarias de Turismo e Cultura de Carolina convidam os ARTESÃOS DE CAROLINA para participarem como expositores na II FEIRA DE ARTESANATO DA REGIÃO METROPOLITANA DE IMPERATRIZ que acontecerá de 10 a 19 de março de 2019, no município de Imperatriz. Saiba mais.

* A Prefeitura Municipal de Carolina através da Secretaria Municipal de Turismo vem a publico elucidar acerca da importância dos Eventos para os destinos brasileiros. Saiba mais.

* Favorecida pela presença de rios, cachoeiras e diversos outros atrativos, o município de Carolina atrai milhares de turistas no Carnaval. Com os investimentos programados em parceria com o Governo do Estado, será a oportunidade de geração de emprego e renda para a população.
Passo a passo seguiremos investindo no desenvolvimento do Turismo em Carolina. Saiba mais.

* Conselho Municipal de Turismo de Carolina lança sua marca para a gestão 2019-2020. Saiba mais.

* Aconteceu nesta segunda-feira dia (11), uma oficina de planejamento estratégico realizada pela Secretaria Municipal de Turismo de Carolina, com o Grupo de empresários do Turismo, Guardiões da Chapada. Saiba mais.

* A Prefeitura Municipal de Carolina através da Secretaria de Turismo abre inscrições para o curso de Condutor de Visitantes de Carolina e credenciamento junto à SETUR. As inscrições serão de 01 a 05 de abril de 2019 na SETUR das 08:00 às 12:00.Saiba mais.

* Últimos ajustes para a realização do I Curso de Condutor de Visitantes na Chapada das Mesas.

A Prefeitura Municipal de Carolina, através da Secretaria de Turismo será a responsável pela execução do treinamento e o ICMBIO pelo credenciamento dos futuros condutores junto ao Parque Nacional da Chapada das Mesas, conforme previsto no seu plano de manejo. Esta ação é também um resultado da parceira entre as secretarias de Turismo dos municípios de Estreito e Riachão, e da Instância de Governança Fórum Polo Chapada das Mesas.
Vale lembrar que as inscrições são gratuitas e estão sendo realizadas nas secretarias de Turismo de Carolina, Estreito e Riachão. As aulas serão aplicadas em módulos, no município de Carolina, com previsão de início em 26 de abril do corrente ano. Saiba mais.

* 30 atrativos de Carolina-MA são apresentados aos visitantes e influenciadores digitais no maior evento de Turismo da América Latina.

A Prefeitura Municipal de Carolina, através da Secretaria de Turismo está na WTM em São Paulo participando de rodada de negócios, palestras e expondo materiais promocionais que fazem referência a todos os atrativos de Carolina. Saiba mais.

* O Rally dos Sertões agora é também Operadora de Turismo e a Prefeitura de Carolina apresentou sua proposta para a captação do evento.

Segundo o coordenador do Rally dos Sertões,  Renato Perotti, o evento contará com dois circuitos: o primeiro e tradicional, dedicado aos pilotos profissionais  e agora um segundo circuito que  será preparado exclusivamente para os visitantes. O coordenador ficou tão entusiasmado com a proposta que já lançou no seu perfil do Instagram a chamada: SERÁ QUE VAMOS TER NOVAS AVENTURAS? Saiba mais.

* A Secretaria de Turismo, através do Observatório de Turismo registra taxa de 20,56% de aumento na oferta de leitos no município de Carolina.

Para o secretário de turismo, Leonardus Borges, o acréscimo de 415 leitos de 2017 a 2019, é um indicativo de que o setor segue em crescimento e que o empresário está confiante e acreditando nas políticas públicas desenvolvidas para o setor. O secretário lembra ainda que em pesquisa realizada em 2018, 70% dos empresários do turismo de Carolina empreenderam, a partir de 2017, alguma reforma, ampliação ou abertura de negócio na área do turismo.Saiba mais.

* Feira do Cerrado. Saiba mais.

* TURISMO CRESCENTE EM CAROLINA!

No feriado da Semana Santa, a cidade de Carolina recebe milhares de turistas.
Neste sábado nossa equipe da Secom percorreu alguns pontos da cidade, e constatamos nossos hotéis e praças lotadas. Dezenas de ônibus na cidade.
Carolina paraíso das águas o pólo central da Chapada das Mesas. Saiba mais.

* Neste sábado 20 de Abril, aconteceu mais uma "Feira do Cerrado", organizada pelas Secretarias de Turismo, Cultura e Agricultura. Com o objetivo de divulgar, fomentar e comercializar os produtos feitos por artistas de diversos ramos no município. A "Feira do Cerrado" foi um sucesso, e contou com uma exposição de artesanato diversificado, atraindo a atenção de muitos de nossos turistas e visitantes.
O evento contou com várias apresentações culturais como; Boi desejo, Dança do Salanbisco, Dança da Peneira, Teatro da encenação da morte de Cristo e Dança do Carimbó.
Carolina neste feriado da "Semana Santa" recebeu milhares de turistas que maravilharam-se com a nossa linda cidade. Saiba mais.

* Prefeitura Municipal de Carolina promovendo o empreendedorismo através do projeto Turismo na Escola

Novos alunos ingressam na etapa 2019 do projeto turismo e empreendedorismo na escola. O foco este ano será a produção do artesanato em palha de milho para a comercialização na tradicional Feira do Cerrado de Carolina.
O ícone selecionado foi a “Boneca Carolina” que tem esse nome em referência a própria cidade. A boneca que já conquistou os visitantes é produzida a partir de palha de milho que era descartada de forma incorreta no meio ambiente. Segundo o secretário de turismo e cultura, Leonardus Borges, o primeiro passo foi definir qual seria o ícone que representaria o município para os nossos visitantes. Em seguida, são realizadas as oficinas para a confecção artesanal da “Boneca Carolina” pelos alunos que participam do projeto. De forma a fomentar ainda mais a cadeia produtiva, os alunos podem expor suas peças na tradicional Feira do Cerrado do município. 
Outro aspecto relevante nesta ação foi a sensibilização dos vendedores de milho na cidade acerca do correto descarte da palha que além de organizar a coleta da matéria prima para a produção do artesanato (palha), deixou a cidade mais bonita para os visitantes.
E não para por aí!
Uma outra ação do projeto que já está em andamento é a capacitação para a formação de monitores de turismo que dará oportunidade para a inclusão de jovens e adolescentes no mercado do turismo de Carolina. “... Os alunos capacitados poderão ser contratados pelas agências de receptivo de Carolina para a realização de um TOUR pelo Centro Histórico de Carolina com duração de 30 minutos.” Saiba mais.

* PREFEITURA DE CAROLINA ATRAVÉS DA SECRETARIA DE TURISMO REALIZA I° CURSO DE CONDUTORES DE VISITANTES. Saiba mais.

* A SECRETARIA DE TURISMO DE CAROLINA REALIZOU A I° ETAPA DA EXPEDIÇÃO NA CHAPADA DAS MESAS. O OBJETIVO É DIVULGAR AINDA MAIS NOSSO TURISMO. Saiba mais.

* A Prefeitura Municipal de Carolina através da Secretaria de Turismo juntamente com o Conselho Municipal de Turismo de Carolina deram início à expedição "Chapada das Mesas-Aventura e Emoção o Ano Inteiro" que tem por objetivo a descoberta de novos atrativos bem como a formatação de novos roteiros para os 12 meses do ano. No primeiro dia de expedição foram catalogadas a trilha por entre serras e morros que será realizada a cavalo; um circuito para o segmento de observação de aves e ainda a rota que leva a um novo sítio arqueológico. De forma complementar iniciamos as ações para o Turismo de Base Comunitária com a inclusão na Rota Turística de uma degustação do tradicional requeijão produzido por Dona Marines, moradora do Parque Nacional da Chapada das Mesas. Saiba mais.

* Carolina será destaque na revista de bordo da TAP, companhia aérea de Portugal. Esta foi uma ação promovida pela Prefeitura Municipal de Carolina, através da Secretaria de Turismo em parceria com empresas de Turismo locais. Segue link da versão online da matéria que está na edição deste mês de maio, nas aeronaves da TAP:http://upmagazine-tap.com/…  

Saiba mais.

* Mais um módulo concluído com sucesso, nessa sexta-feira (03 de maio), no curso de Condutores de Visitantes, promovido pela Prefeitura Municipal de Carolina através da Secretaria de Turismo. Dessa vez, os alunos tiveram aula de primeiros socorros aplicados na atividade de condução. Saiba mais.

* 2° EXPEDIÇÃO CHAPADA DAS MESAS

Prefeitura Municipal de Carolina através da Secretaria de Turismo realizou nesta quinta-feira, a segunda etapa da expedição "Chapada das Mesas: Aventura e Emoção o Ano Inteiro". Nessa etapa foram vivenciadas as atividades de flutuação e o Ecoturismo com práticas de sustentabilidade. Saiba mais.

* 2° EXPEDIÇÃO CHAPADA DAS MESAS
A Secretaria de Turismo realizou a segunda etapa da expedição "Chapada das Mesas: Aventura e Emoção o Ano Inteiro". Nessa etapa foram vivenciadas as atividades de flutuação e o Ecoturismo com práticas de sustentabilidade. Saiba mais.

* Carolina receberá nos dias 16 e 17 de maio de 2019, o Influenciador Digital, Luciano Henrique da "Caminho Traçado".

Luciano que vem a convite da Prefeitura Municipal de Carolina, através da Secretaria de Turismo estará produzindo conteúdo para a divulgação do destino de Carolina em mercados nacionais além de realizar um Workshop de Fotografia para profissionais do Turismo. 
O secretário de Turismo, Leonardus Borges destaca ainda que nesta ação serão mapeadas ROTAS EM GPS para a posterior divulgação em canais especializados de TURISMO DE AVENTURA. Saiba mais.

* A Prefeitura Municipal de Carolina através da Secretaria de Turismo e a Instância de Governança Fórum Polo Turístico Chapada das Mesas convidam empresários do setor do turismo de Carolina para participarem do evento AgroBalsas 2019 (de 20 a 24 de maio) que contará com um stand institucional para a exposição de peças publicitárias das empresas de turismo. Acesse toda programação do evento no link abaixo.
https://fapcen.agr.br/…/programacao-oficial-agrobalsas-2019/
Com os melhores cumprimentos,
Leonardus Amorim Borges
Secretário Municipal de Turismo de Carolina e Interlocutor da Instância de Governança Fórum Polo Turístico Chapada das Mesas. Saiba mais.

* O prefeito Dr. Erivelton, juntamente com secretários e a vereadora Lys Jácome participaram nesta segunda-feira, 20 maio de 2019, do evento Agrobalsas.

Na oportunidade teve um encontro com o governador em exercício ( Carlos Brandão ), o Secretário Estadual de Saúde ( Carlos Lula ), a Secretária de Agricultura do Estado ( Dra Fabiana ) e deputados.
Para o Prefeito Erivelton é importante estar atento às potencialidades do agronegócio para que possamos viabilizar novos investimentos e modelos de negócios para nossa região. Segundo o Secretário de Turismo, Leonardus Borges, o stand de turismo está sendo uma excelente oportunidade para a apresentação dos novos roteiros de Carolina, assim como para a conquista de novos parceiros institucionais. Saiba mais.

* Realizada a III expedição Chapada das Mesas – Emoção e Aventura o Ano Inteiro.

Segundo o secretário de turismo, Leonardus Borges, o objetivo dessa terceira etapa, foi a inclusão da Chácara Vale Verde no turismo de Base Comunitária em Carolina. “Com essa nova rota, os visitantes poderão conhecer todo o processo de produção artesanal da farinha e degustar um café da manhã genuinamente sertanejo com produtos orgânicos e produzidos na propriedade”, ressalta o secretário.
Esta ação tem a parceria da Prefeitura Municipal de Carolina, através da secretaria de turismo, Cooperativa de Guias e Agentes de receptivo “Guardiões do Cerrado” e COMTUR – Conselho Municipal de Turismo. Saiba mais.

* A Secretaria de Cultura torna público o edital de Chamamento para a composição das vagas de conselheiro municipal de cultura nas categorias sociedade civil e classe artística. O Edital pode ser acessado no site da Secretarias de Turismo e Cultura ou através do link abaixo. https://www.seturcarolina.com.br/conselho-de-cultura   Saiba mais.

* Neste sábado 01 de Junho acontecerá mais uma Feira do Cerrado. Participe! Saiba mais.

* A Prefeitura Municipal de Carolina, através da Secretaria de Turismo em parceria com o Governo do Estado do Maranhão, abrem inscrições para 3 novos cursos. As inscrições estão sendo feitas na Secretaria de Turismo, praça Alípio Alcides de Carvalho das 08:00 às 12:00 horas. Saiba mais.

* Premiação Nacional do PSPE
Prefeito Dr Erivelton concorrerá a premiação nacional do Sebrae

Prefeitos maranhenses concorrem
em premiação nacional do Sebrae 
Sete gestores maranhenses estão no páreo, disputando a grande final, nesta quarta-feira, 5, com todos os vencedores do X PSPE no Brasil, que executaram projetos voltados ao desenvolvimento local por meio do empreendedorismo.

A solenidade da etapa final do X PSPE vai acontecer no Sebrae Nacional e promete ser tão concorrida quanto a última premiação. Saiba mais.

* Sobre o X Premio SEBRAE Prefeito Empreendedor que ocorreu dia 05 de junho de 2019 na sede do SEBRAE nacional em Brasilia – DF.

Na edição deste ano, foram inscritos 1.160 projetos para concorrer ao Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, em 2019, que disputaram em oito categorias em todo Brasil, deste teve 160 vencedores, e o município de Carolina ficou entre os 23 projetos finalista nacional da categoria Empreendedorismo na Escola. Feito histórico para a cidade de Carolina, pois nunca tinha passado da seleção estadual, e neste mandato do Prefeito Dr. Erivelton, foi campeão Estadual e finalista Nacional, o que levou o município a uma visibilidade Nacional, entre os melhores prefeitos empreendedores do Brasil. Saiba mais.

* Vem aí o Arraial da Renovação 2019, nos dias 20,21 e 22 de junho na Praça dos Hot´s. Saiba mais.

* A Prefeitura Municipal de Carolina, através da Secretaria de Turismo recebeu, no dia 28 de junho, acadêmicos da UFMA, campus de Grajaú-MA. Em pauta, as ações da SETUR como exemplo para o desenvolvimento do turismo em Grajaú. Saiba mais.

* A Prefeitura Municipal de Carolina através da Secretaria de Turismo participou nesta terça-feira, 6 de agosto, no município de Balsas, de uma importante reunião da Instância de Governança Polo Turístico Chapada da Mesas. Entre os temas abordados foi apresentado o aplicativo CHAPADA DAS MESAS- PROGRAMA DE FIDELIDADE desenvolvido pela SETUR- Carolina. No período da tarde, aconteceu a primeira edição do Encontro de Negócios Chapada das Mesas organizado pelo SEBRAE. Para o secretário Leonardus, o evento foi uma grande oportunidade para a atração de investimentos em Carolina. "Cosenguimos prospectar o nome de duas grandes empresas para Carolina: LOCALIZA e cachaça VALE DO RIACHÃO". Saiba mais.

* SECRETÁRIO DE ESTADO DO TURISMO CATULÉ JÚNIOR VISITA CAROLINA

O prefeito Dr. Erivelton Teixeira Neves recebeu no dia 9 de agosto, o secretário de Estado do Turismo, Catulé Júnior, que está vivenciando os novos roteiros e atrativos no Estado e ainda fazendo o levantamento das necessidades dos destinos turísticos do Maranhão. Na ocasião, o secretário conheceu o projeto "Selo de Produtos Artesanais", desenvolvimento pela SETUR Carolina e que tem por objetivo a inclusão das comunidades tradicionais na rota do Turismo no Parque Nacional da Chapada das Mesas. Saiba mais.

* Módulo de Geografia da Região do Curso de Condutores de Visitantes. Saiba mais.

* CONVITE

A Prefeitura Municipal de Carolina, através da Secretaria de Cultura, convida os artesãos e produtores de doces, queijos e cachaça artesanal de Carolina para uma reunião que tratará da participação de expositores na 19ª edição da FECOIMP - Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz, de 11 a 14 de setembro do corrente ano. A reunião acontecerá no dia 19 de agosto, às 9 horas no IEMA. A participação no evento será uma excelente oportunidade para a comercialização de produtos, divulgação da marca, além da possibilidade de realização de parcerias. Saiba mais.

* A Prefeitura Municipal de Carolina, através da secretaria de cultura faz um balanço das ações relacionadas à cultura e destaca como principais:
A criação de 2 (dois) pontos de cultura em Carolina (ASCAM e Casa da Amizade) – que a partir de agora poderão ter acesso a recursos do Ministério da Cultura específicos para a realização de suas atividades;
As oficinas de gastronomia que resultaram na valorização das receitas tradicionais com o lançamento do I catálogo de Saberes e Sabores de Carolina;
A contratação de artistas locais nos eventos realizados pela Prefeitura;
A formalização dos artesãos Carolinenses com a “Carteira Nacional do Artesão” que garantiu benefícios sociais aos artesãos, além da possibilidade de participação dos mesmos em eventos internacionais e exportação do artesanato Carolinense;
A FEIRA DO CERRADO que reúne artesãos, artistas, produtores de gastronomia locais e agricultores familiares, contribuindo para a geração de renda e ao mesmo tempo criando uma nova opção de entretenimento noturno para moradores e visitantes; 
A criação do SELO DE PRODUTOS ARTESANAIS, que confere a origem e artesanalidade dos produtos, valorizando os mesmos para o alcance de novos mercados;
As ações de consultoria técnica e gratuita de incentivo ao artesanato nas áreas de design, precificação, embalagem e comercialização; 
A organização dos eventos tradicionais, a exemplo da FESTA JUNINA com o resgate de brincadeiras populares como o “Pau de Sebo”. Saiba mais.

* A Prefeitura Municipal de Carolina, através da Secretaria de Cultura divulga o catálogo: SABERES & SABORES DE CAROLINA, fruto da oficina de Roteirização Gastronômica e Turística de Carolina promovida pela Prefeitura. Para acessar ao catálogo clique no link abaixo:https://www.seturcarolina.com.br/conselho-de-cultura Saiba mais.

* Carolina bate recorde de visitação e registra um crescimento de 62,42 % no mês de julho de 2019. Saiba mais.

* A Prefeitura Municipal de Carolina, através da Secretaria de Turismo realizou nos dias 19, 20 e 21 de agosto e 01 de setembro, as aulas práticas do curso de CONDUTOR DE VISITANTES. Os alunos agora deverão se preparar para a avaliação escrita de caráter obrigatório para a aquisição da CARTEIRA DE CONDUTOR DE VISITANTES. A data da prova será divulgada ainda no mês de setembro. Saiba mais.

* A PREFEITURA DE CAROLINA RECEBEU NESSA TERÇA- FEIRA 03/08, INFLUENCIADORES DIGITAIS. QUE AJUDARÃO NA DIVULGAÇÃO DO TURISMO EM CAROLINA. Saiba mais.

* Aconteceu neste sábado, dia 7 de setembro, o jantar de encerramento oferecido pela Prefeitura Municipal de Carolina à equipe de "influenciadores digitais" que estão desenvolvendo uma ação de divulgação de Carolina. A ação foi promovida pelo Governo do Estado do Maranhão com a parceria da Prefeitura Municipal de Carolina, ASCAM e empresas locais. Saiba mais.

* Existe um Maranhão que você precisa conhecer! Um Maranhão cheio de cachoeiras, lagoas cristalinas, encanto azul, morros e de muita aventura! Um Maranhão que te espera! Um Maranhão cheio de Encantos! Saiba mais.

* A Prefeitura Municipal de Carolina através da Secretaria de Turismo está participando da 19ª edição da FECOIMP - Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz.

O Espaço Turismo deste ano abordou o tema "EXPERIMENTE A CHAPADA " e um dos grandes destaques está sendo o SELO DE PRODUTOS ARTESANAIS que tem por objetivo valorizar as iguarias da gastronomia Carolinense e polo Chapada das Mesas. O projeto surgiu e foi posto em prática pela primeira vez no município de Carolina através da Secretaria de Turismo e virou referência para os demais destinos do polo. Saiba mais.

* Valeu Governador Flávio Dino, o turismo de Carolina é destaque na Fecoimp 2019. Saiba mais.

* A Prefeitura Municipal de Carolina, através das Secretarias de Turismo e Cultura está cadastrando novas propriedades rurais para participarem do programa "Selo de Produtos Artesanais". Esta ação visa valorizar as iguarias da culinária Carolinense para a sua inclusão no setor do Turismo. A adesão das propriedades consiste na avaliação sobre a origem e a utilização de técnicas artesanais empregadas na fabricação de doces, queijos, licores, rapadura, etc. Saiba mais.

* O Morro do Chapéu está sendo estruturado para melhor receber nossos visitantes. O atrativo, que é o símbolo maior do Polo Chapada das Mesas, já recebeu este ano cordas instaladas na forma de corrimão para apoio na trilha e hoje, dia 16 de setembro, foi implementada a sinalização turística de interpretação do atrativo.
Esta ação é uma parceira da Prefeitura Municipal de Carolina, através da SETUR, Cooperativa Guardiões do Cerrado e Conselho Municipal de Turismo. Saiba mais.

* A Prefeitura Municipal de Carolina, através da Secretaria de Turismo está participando da 47ª edição da ABAV, em São Paulo. Neste ano, o foco da SETUR está na capacitação para o Marketing Digital aplicado à gestão pública do Turismo. Estava também presente no evento, o Ministro do Turismo Marcelo Álvaro Antônio. Saiba mais.

* A Prefeitura Municipal de Carolina, através da Secretaria de Turismo informa que a avaliação escrita referente ao curso de CONDUTOR DE VISITANTES no Parque Nacional da Chapada das Mesas acontecerá no dia 31 de outubro de 2019, das 09:00 às 12:00 horas. A SETUR informa ainda que não haverá prova de segunda chamada. Saiba mais.

* Carolina Ganha um Novo Mercado no Setor do Turismo. A Prefeitura Municipal de Carolina através da Secretaria de Turismo desenvolveu uma importante ação em parceira com a agência CZ Excursões e Turismo e o Colégio COC do município de Palmas-TO que visitaram o destino na última segunda-feira (dia 7 de outubro) . Segundo o secretário Leonardus Borges, o objetivo é incentivar o Turismo no meio da semana com o público estudantil, conquistando dessa forma mais um mercado para Carolina. Na visita, os alunos conheceram os programas da SETUR, o Museu Histórico de Carolina, além de atrativos naturais do município. A visita teve o acompanhamento do Guia Regional de Turismo (guia local), da diretora da agência além de professores do colégio. Saiba mais.

* A Prefeitura Municipal de Carolina, através da Secretaria de Turismo divulga a atualização do fluxo de hóspedes em Carolina (2017-2019). Saiba mais.

* Projetos da Prefeitura Municipal de Carolina através da Secretaria de Turismo são habilitados no PRÊMIO NACIONAL DO TURISMO.
Segue na disputa pelo prêmio, os projetos: SELO DE PRODUTOS ARTESANAIS e o APLICATIVO CHAPADA DAS MESAS - PROGRAMA DE FIDELIDADE
Vamos na torcida! Saiba mais.

* A Prefeitura Municipal de Carolina através da SETUR, sediou no dia 9 de novembro, mais uma reunião da Instância de Governança Fórum polo Chapada das Mesas. Estiveram presentes, representantes do SEBRAE, Governo do Estado além dos secretários de turismo dos municípios que compõe o polo. Saiba mais.

* A Prefeitura Municipal de Carolina através da SETUR, realizou mais uma visita técnica nos atrativos de Carolina. Dessa vez, os beneficiados foram os alunos da Unidade Escolar Derval Rocha. Esta ação faz parte do projeto Turismo Escola, vencedor da edição 2018 do Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor. Saiba mais.

* Carolina é destaque no cenário Turístico Estadual e Nacional

No dia 30 de outubro, 2(dois) projetos da Prefeitura Municipal de Carolina, através da SETUR foram habilitados no Prêmio do Ministério do Turismo. Hoje, dia 18 de novembro de 2019, recebemos a informação de que somos finalistas em um SEGUNDO PRÊMIO: o Prêmio Estadual de Turismo. De todos os destinos turísticos do Maranhão, apenas Carolina e São Luís seguem na disputa.
Os projetos elegíveis foram: (1) Selo de Produtos Artesanais e (2) Aplicativo Chapada das Mesas – Programa de Fidelidade.
Para o Secretário de Turismo, Leonardus Borges, chegar até aqui, sobretudo com o reconhecimento de dois importantes prêmios do setor do turismo, já é uma grande vitória. Ganha, principalmente, a cidade de Carolina que terá sua imagem veiculada nacionalmente, como destino turístico sustentável e de práticas inovadoras. Saiba mais.

* Carolina ganha o DIA MUNICIPAL DO MÚSICO (22 de novembro).
A ação é resultado de uma parceria entre Prefeitura Municipal de Carolina, Câmara dos Vereadores e Conselho Municipal de Cultura. Para o secretário de cultura, Leonardus Borges, trata-se de um marco formal rumo à valorização dos músicos Carolinenses e nessa perspectiva a Secretaria de Cultura estará atuando na formalização da categoria e qualificação para a participação em editais de captação de recursos, reconhecimento, entre outras ações. Saiba mais.

* CAROLINA DESTAQUE NO TURISMO!

Carolina e São Luís vencem juntas o Prêmio Estadual do Turismo. O evento destacou as práticas inovadoras do Turismo. Os municípios premiados além do reconhecimento, ganharam convite para participarem da edição 2020 da EXPOR ABAV . Outro destaque da noite foi a empresa Torre da Lua na categoria agências de turismo. Carolina e a Chapada das Mesas estão de parabéns. Saiba mais.

* Carolina supera a marca de 100 mil hóspedes em 2019

A Prefeitura Municipal de Carolina através da SETUR divulgou nesta sexta-feira (10 de janeiro) no site: www.seturcarolina.com.br, a atualização dos indicadores do turismo de Carolina.
Para o secretário de Turismo, Leonardus Borges, o resultado é fruto das campanhas de divulgação aliadas ao desenvolvimento da oferta turística de Carolina. Ainda segundo o secretário, outros indicadores, aferidos a partir do ano de 2017, podem ser destacados:
 Número de leitos: crescimento de 20% com 2.433 leitos atualmente;
 Investimento no setor: 70% das empresas de turismo abriram, reformaram ou ampliaram suas instalações a partir de 2017;
 Formalização das atividades: crescimento de 400% para a categoria de guia/condutores e agenciamento;
 Diversificação da oferta: Introdução do turismo de pesca esportiva, turismo rural, ecoturismo e observação de aves;
 Casos de sucesso premiados: Projetos Turismo Escola (Prêmio Prefeito Empreendedor em 2018); Selo de Produtos Artesanais e APP Chapada das Mesas (Prêmio Estadual de Turismo em 2019);
 Turismo internacional: crescimento de 280% (mercado europeu e argentino)
 Postos de trabalho: crescimento de 17%
 Diversificação do mercado regional: Crescimento de 23% da participação dos Piauienses na composição do fluxo turístico. Saiba mais.

* Iniciou nesta quinta-feira 16, o Festival Gastronômico Food Trucks na Praça dos Hot`s.
Com um ambiente super agradável e uma ótima estrutura, a população tem a oportunidade de degustar uma excelente variedade gastronômica.
Venha conhecer, será até o dia 19 de Janeiro. Apoio Prefeitura de Carolina e Secretaria de Turismo e Cultura. Saiba mais.

* A Prefeitura Municipal de Carolina, através da SETUR, lança a plataforma digital "D' Olho no Turismo" que tem por objetivo monitorar de forma permanente a satisfação dos turistas. Para o secretário de Turismo, Leonardus Borges, a ferramenta dará oportunidade para que os atuais empreendedores busquem a melhoria contínua e inovação nos serviços. Da mesma forma, os relatórios gerenciais da plataforma irá subsidiar os futuros empreendedores com informações cruciais para a elaboração do seu plano de negócio. Saiba mais.

* Atenção empreendedores do Turismo. Fique atento à programação de cursos a partir do dia 2 de março. Saiba mais.

* A Prefeitura Municipal de Carolina, através da Secretaria de Turismo e Cultura traz para Carolina a 2ª edição do “CINEMA SOBRE RODAS”. Para o secretário Leonardus Borges, esta ação também irá contribuir para a difusão de produções de cineastas carolinenses, valorizando dessa forma, a cultura local. PARTICIPE! Saiba mais.

* A Prefeitura Municipal de Carolina através da SETUR participou na manhã do dia 6 de março da I Oficina de Estruturação do novo projeto de turismo da Chapada das Mesas. Saiba mais.

 

Secretaria Municipal de Turismo de Carolina

 

Endereço: 

CAT - Centro de Atendimento ao Turista, Praça Alípio de Carvalho (Próximo a Prefeitura Municipal de Carolina, Centro.

Carolina/MA