Plano de turismo

Apresentação:

O I Plano Municipal de Turismo de Carolina teve seus objetivos consolidados, através da Política Nacional do Turismo, considerando as realidades estruturais e culturais da atividade turística do município de Carolina, Estado do Maranhão.

Para a elaboração do conjunto de ações e programas da SETUR levou-se em consideração o relatório de turismo elaborado de forma participativa no seminário “Discutindo as Potencialidades do Cerrado Sul Maranhense”, evento esse que contou a participação de gestores públicos e empresários do setor do turismo de todos os municípios pertencentes ao polo Chapada das Mesas.

Seminário_Relatório_Sala_Turismo

O Plano Municipal de Turismo é a ferramenta primordial na política de desenvolvimento do turismo em um destino. É, pois, o instrumento que prevê a participação de forma democrática dos diversos atores intervenientes na cadeia do turismo, prevendo suas ações e medindo os resultados alcançados no setor.

 

Objetivo:

Ampliar as receitas provenientes da atividade turística e contribuir para a inclusão dos pequenos empreendedores no setor do turismo.

 

Premissas:

  •   Preservação e difusão do patrimônio natural e cultural;
  •   Geração de emprego e renda a partir da inclusão de diversos segmentos empreendedores na cadeia do turismo;
  •   Regulamentação do setor;
  •   Valorização da experiência turística.

 

Programas e Ações:

PROGRAMA 1: Sensibilização turística

OBJETIVO: Conscientizar a comunidade local sobre os benefícios provenientes da atividade turística e o papel do morador local na hospitalidade.

AÇÕES:

1 – Capacitar professores da rede de ensino público para a prática de sensibilização turística com os alunos.

2 – Realizar campanhas de sensibilização turística em rede social.

 

PROGRAMA 2: Regulamentação da atividade turística

OBJETIVO: Inscrever as empresas de turismo no CADASTUR.

AÇÕES:

1 - Inscrever as empresas de turismo no CADASTUR.

 

PROGRAMA 3: Mais qualidade

OBJETIVO: Qualificar os prestadores de serviços turísticos através de cursos e consultorias.

AÇÕES:

1 – Cursos para recepcionista, garçons, condutores de veículos e gerentes de empresas de turismo.

2 – Consultoria em legislação turística, atividades turísticas, gastronomia e artesanato.

 

PROGRAMA 4: Observatório do turismo

OBJETIVO: Monitorar os impactos econômicos e sociais do turismo.

AÇÕES:

1 - Pesquisa mensal de monitoramento de fluxo de hóspedes.

2 - Pesquisa de perfil e satisfação na baixa e alta temporada.

3 - Pesquisa anual sobre a estrutura da oferta turística.

 

PROGRAMA 5: Marketing e promoção do destino

OBJETIVO: Monitorar os mercados estratégicos e promover ações de divulgação e fortalecimento da marca do destino.

AÇÕES:

1 - Realizar campanhas patrocinadas no Facebook em mercados estratégicos finais.

2 - Prospectar o destino em mercados estratégicos intermediários.

3 - Participação em eventos.

 

PROGRAMA 6: Estruturação da oferta turística.

OBJETIVO: Estruturar novos atrativos e infraestrutura de apoio

AÇÕES:

1 – Implementar a sinalização turística.

2 – Criar o centro da memória sertaneja.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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