Ações da SETUR

 

Com objetivo de sempre dar transparência às ações da gestão pública, a Prefeitura Municipal de Carolina, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura apresenta as principais ações realizadas em 2017. Aproveitamos o ensejo para desejar a todos um Feliz Natal e Próspero Ano Novo.

 

1. Elaboração do Plano Municipal de Turismo de Carolina com a participação de empresários, SEBRAE e Governo do Estado.

 

2. Reforma do CAT – Centro de Atendimento ao Turista com serviços de informação, venda de artesanato e pesquisa de satisfação turística. Saiba mais

 

3. Contribuição na elaboração da Lei do Selo de Transporte Turístico com o objetivo de melhoria da qualidade e segurança no transporte turístico. Saiba mais

 

4. Criação do portal eletrônico e institucional do Turismo de Carolina com informações turísticas e galeria de imagens atendendo os requisitos do Ministério do Turismo. Saiba mais

 

5. Contribuição na elaboração da Lei do Guia Local de Turismo que tem como objetivo a qualificação contínua do profissional Guia Regional de Turismo que atua em Carolina.

 

  1. Capacitações destinadas ao profissional Guia Regional de Turismo: (1) Informação turística no centro histórico, (2) Primeiros Socorros e (3) Animação turística com um total de 110 capacitados. Saiba mais

 

7. Realização de 47 CADASTUR para as empresas de turismo de Carolina junto ao Ministério do Turismo e 10 CADASTUR dos Guias de Turismo de Carolina.

 

8. Duas capacitações no curso de Recepcionista de Meios de Hospedagem para 88 participantes.

 

9. Colaboração na campanha no período do carnaval sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

 

  1. Formalização de empresas na área do turismo na categoria MEI – Micro empreendedor Individual.

 

11. Lançamento da Revista “+ TURISMO” que foi veiculada no evento “ABAV 2017” e mercado regional de ônibus de excursão. Saiba mais

 

12. Participação no evento ABAV 2017 com objetivo de divulgação de impressos promocionais em stand e articulação com parceiros institucionais, a exemplo Governo do Estado, SEBRAE, organizadores diversos de eventos de mercado, empresas especializadas em publicidade (mídia impressa e digital). Saiba mais

 

13. Elaboração e Inscrição de 13 (treze) projetos de turismo junto ao Ministério nas áreas de infraestrutura turística e eventos.

 

  1. Capacitações em parceria com o Governo do Estado do Maranhão na área de gastronomia e garçom com um total de 45 capacitados.

 

15. Duas reuniões de trabalho para a regularização do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo.

 

16. Criação do Observatório do Turismo para a realização de pesquisas de fluxo de hóspedes, perfil, satisfação turística e emprego no turismo. Saiba mais

 

  1. Banco de Empregos no Turismo oportunizando a colocação de profissionais capacitados no mercado de trabalho. Saiba mais

 

18. Parceria com a empresa ASSIMPTUR para a promoção do destino de Carolina em mercados nacionais com o objetivo de melhoria da ocupação no meio de semana e atração de fluxo de turista com maior permanência e maior gasto no destino. Total de 18 publicações de setembro a novembro com 12 empresas beneficiadas até o momento. Saiba mais

 

19. Apoio nos eventos geradores de fluxo turístico ECO BIKE e SUN & FUN que contribuíram também para a diversificação da oferta turística, a partir da inclusão de eventos de natureza no destino de Carolina.

Saiba mais

 

20. Organização do evento gerador de fluxo turístico do cantor “Jonas Esticado” como parte da programação do aniversário da cidade. Saiba mais

 

21. Press Trip em parceria com Governo do Estado para a promoção do destino de Carolina na revista “Qual Viagem”. Saiba mais

 

22. Organização das atividades culturais das festas juninas contribuindo para a geração de renda e fortalecimento da identidade cultural do município.

 

23. Estudo técnico para a identificação de ícones para o artesanato de Carolina.

 

24. Elaboração do projeto de sinalização turística e urbana no município de Carolina e que foi implementado pelo Governo do Estado, em novembro de 2017. Saiba mais

 

25. Participação nas edições da Feira da Agriculta Familiar de Carolina que visa entre outros objetivos à inclusão de um produto turístico no período noturno e inclusão do artesanato e gastronomia típica. Saiba mais

 

26. Cadastro dos artesãos em parceria com o governo do Estado para concessão da CARTEIRA NACIONAL DO ARTESÃO que garante ao artesão o acesso aos benefícios sociais, além da possibilidade de participação em feira nacionais e internacionais de comercialização do artesanato.

Saiba mais

 

  1. Consultoria técnica nos atrativos Encontro das Águas, Aldeia do Leão e potenciais atrativos nas propriedades Cantinho da Roça e Apiário Carolina rumo a criação de rotas de turismo de experiência no destino como a rota do mel e casas de farinha. Saiba mais

 

 

28. Cadastro de grupos culturais em parceria com o governo do Estado para a criação de Pontos de Cultura e acesso a editais de apoio a cultura junto ao Ministério da Cultura e Governo do Estado.

Saiba mais

 

29. Lançamento do Prêmio “Turismo Sustentável” que reconhece as empresas que desenvolvem práticas de gestão sustentável. Neste mês de dezembro, o prêmio foi para o atrativo “Vereda Bonita” com a prática de plantio de mudas de espécies nativas em áreas degradadas e para o atrativo “Encontro das Águas” com a reutilização de óleo saturado na fabricação de sabão artesanal e prática de higiene e segurança alimentar na cozinha.

Saiba mais

 

  1. Ampliação das funções da biblioteca Odolfo Medeiros. A biblioteca disponibiliza 3 espaços. O primeiro, dedicado ao apoio das atividades acadêmicas que inclui as obras de autores carolinenses e maranhenses. Um segundo, reservado à leitura recreativa e estudo em grupo ou individualizado. A biblioteca conta ainda com um “Espaço Criativo” que tem por objetivo o resgate e a difusão da cultura carolinense por meio de oficinas de cerâmica, pintura, jogos e brinquedos tradicionais, arte indígena, artesanato com sementes, entre outras.

Saiba mais

 

31. Participação da SETUR no Salão do Turismo com objetivo de promoção do destino e fortalecimento das relações institucionais.

Saiba mais

 

32. Participação na campanha de sensibilização ambiental no dia da árvore com o plantio de mudas na praça do estudante com a participação dos guias regionais de turismo. Saiba mais

 

33. Realização juntamente com o DETRAN da palestra sobre o Código Brasileiro de Trânsito e Direção Defensiva aplicado aos transportadores turísticos de Carolina.

Saiba mais

 

34. Participação da SETUR no Seminário de vendas e promoção do destino Chapada das Mesas em Imperatriz/MA e reunião com os gestores municipais de turismo do polo da Chapada das Mesas Saiba mais

 

35. Realização da 1ª blitz com objetivo de sensibilizar a população local quanto ao seu papel na hospitalidade do destino. Saiba mais

 

  1. Reunião com o trade turístico de Carolina para a apresentação e validação dos programas da Secretaria Municipal de Turismo de Carolina.Saiba mais

 

37. Ações de Turismo nas Escolas com o objetivo de sensibilizar alunos da rede pública nas áreas de meio ambiente, turismo e empreendedorismo a partir de oficinas, palestras e visitas técnicas. Total de 160 participantes. Saiba mais

 

 

 

 

left show tsN fwR fsN|left fwR tsN|left fwR tsN show|bnull|||news c05|fsN fwR normalcase c05 tsN|b01 c05 bsd|login news fwR normalcase c05|tsN fwR c05 normalcase|normalcase fwR c05|content-inner||